ofertas

quinta-feira, 10 de abril de 2014

ADIVINHAR + IMPROVISAR = PLANEJAR ?



Vivenciei diversos depoimentos profissionais que planejar é coisa desnecessária, sem fundamento... “É só ir fazendo que as coisas vão engrenando, vão acontecendo, vão surgindo e a gente vai “toreando” as situações. Nem precisa saber bem o porque dos acontecimentos. Deixa que tudo acaba se encaixando, dando certo ou não, de um jeito ou do outro...ou ainda a maior besteira do tipo... “Foi Deus que quis assim... afinal é uma provação ou se não for esta dita prova, com certeza é pagamento do passado...”.

 Chega de besteira, de lorota, de enganação, de buscar resposta onde não tem!!!É falta de profissionalismo, é a teoria do achismo ou obra do destino de oportunistas e despreparados que passam por esta vida sem deixar rastros... E graças a Deus, por que senão seria um rastro de incoerências e aberrações.

Planejar é preciso!!! Se não planejarmos nos tornamos barcos a deriva... E qualquer vento que surja, por menor que seja pode tornar-se numa grande ameaça.


Planejamento é o contrário do improviso e nem de longe é adivinhação. É um processo, um pensamento e uma visão antecipada do que vai acontecer ou o quer que aconteça. O planejar deve ser uma constância em nossas vidas pessoais e em nossas vidas profissionais.


É recomendado inclusive, que logo após este processo de pensar e elaborar mentalmente e até mesmo oralmente: o que quer, como quer que aconteça e focar no trabalho para que realmente venha a acontecer, todos devemos registrar este nosso sonho, nosso compromisso, nossa vontade.

Este registro, o fato de escrever o que se deseja é um marco que serve de parâmetros de partida, com datas, cronogramas para a realização e  cobrança, inclusive individual.

Para todos os acontecimentos importantes da nossa vida, ou pelo menos num número bem grande, vários fatos têm um registro, um documento escrito, como por exemplo: certidão de nascimento, casamento, contrato de trabalho, aplicação bancária, registro de um imóvel e até a morte. Na vida empresarial temos os documentos que registram os nossos planejamentos e são eles: os Planos, os Programas e os Projetos.

Fundamentalmente, a atividade de planejamento é um processo de tomada de decisão. O que deve existir é uma lógica ditada pelo bom senso, que devemos planejar envolvendo as pessoas que estão inseridas na execução do mesmo, seja na empresa ou em nossa vida pessoal. Não dá para conceber ter um plano onde precise de outras pessoas e sem essas estarem engajadas.

Seja o timoneiro de seu barco, de sua embarcação! Seja o condutor de sua vida! Planeje a sua existência! Você pode todos os dias refletir e decidir como você poderá contribuir para que o seu dia seja bom ou ruim. Decida pelo planejamento de ser o melhor dia, alimentando seus pensamentos, suas atitudes e suas ações pelo lado ético, honesto e com cobertura e recheios de afetividade.

Tudo de bom para você e que tenha uma excelente qualidade de vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário